domingo, 3 de fevereiro de 2008

Solitários tendem a crer mais em Deus

[Daniel Lüdtke]

Segundo publicação do Estadão Online (29/01/08), “pessoas solitárias têm uma tendência maior (...) a acreditar em entidades sobrenaturais, como anjos, demônios ou Deus”. A conclusão é resultado de experimentos realizados por psicólogos das Universidades de Chicago e Harvard, disponível em forma de artigo na edição de fevereiro do periódico Psychological Science. O texto, todavia, aponta a crença em Deus como mera carência fisiológica de indivíduos desconectados da sociedade.

Estadão destaca trecho do artigo e explica:

“Pessoas solitárias podem criar um objeto dotado de mente, um mascote ou um deus para povoar seus mundos” e que, dada a alternativa - o sofrimento causado pela solidão - essa pode ser uma estratégia terapêutica. “A correlação positiva entre a posse de um mascote e o bem-estar é bem documentada”.

O texto, entretanto, admite que a solidão funciona mais como uma alavanca para a crença no sobrenatural. "Desconexão social pode não transformar um ateu num fundamentalista, mas pode dar um impulso à crença religiosa entre crentes e descrentes", ressalta.

A Bíblia concorda que os solitários, os que sofrem e os pobres são os que crêem mais em Deus (Mateus 5:3-11). Apresenta também, em contrapartida, que as pessoas socialmente destacadas, ricas, sem preocupações, acabam por não precisar de Deus e crer menos nele (Mateus 13:22).

Todavia, a crença na divindade não é uma anomalia fisiológica dos solitários. Esta é uma necessidade natural de todas as criaturas – que são solitárias sem Deus.

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente concordo com o post que vc fez, os solitários tendem a crer mais para nao se sentirem tão sólitarios para terem um guia uma fonte, de alguma coisa que eles buscam achar.

Anônimo disse...

As pessoas q vivem sozinhas, elas tem mais facilidades de crer na palavra, seja ela de Deus ou de outro deus...
Quando nós estamos sozinhos pensamos na vida, no q estar por acontecer ou q ja aconteceu. Eles tem mais facilidades de crer em Deus!

RodolfoA. disse...

Pois bem, concordo que as pessoas que vivem solitárias, os pobres e os que mais sofrem realmente tenham uma forte tendência a crer em anjos, demônios ou Deus, como também em outros tipos de crenças. Acredito que essa facilidade de crer no "sobrenatural" venha da necessidade de se sentir de certa forma amadas, protegidas e de não total solidão. Não que isso não sejam bom para aproximar mas as pessoas principalmente de Deus, mas que possam se sentir melhor e se tornarem pessoas mais de bem com a vida. E da necessidade de alguem para compartilhar seu sofrimento e que possa ajuda-lá a supera-los. Concordo também colocação do Thalisson, que quando estamos sozinhos pensamos na vida. Quando está tudo bem, raramente as pessoas se lembram de Deus, mas quando as coisas vão mal.. Recorrem primeiramente a Deus e é normal acontecer, mas nõa é assim que devemos agir. Temos que ser gratos a Deus por tudo, pelo minimo que seja, principalmente nos momentos em que estamos passamos por momentos dificeis. Por esse motivo que os rico são os que mesnos crêem em Deus, acham que tudo esta bem e que não necessitam de mais nada, quando entram em momentos dificeis, muitos chegam a ficar sem absolutamente um centavo no bolso, se lembram de Deus. "É mais facil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que o rico entrar no Reino dos Céus."

Blog muito massa em professor, só post interessante, parábens ae! ;D
Abraço prossor! Flw'

Rodolfo Alves
3ºB / Nº: 41

Unknown disse...

O senhor è DEus e não ha argumento mas ainda ha pessoas que procuram argumento para quereren explicar coisas que só Deus tem explicação só ele sabe e nós não sabemos nada por mas que estudamos sempre, sempre temos para aprender .DEUS é DEUS e ..................................... pr nelma